Responde para nós: o que Uber, AirBnB e Nubank têm em comum? Elas são três grandes exemplos de startups que se tornaram bilionárias, comumente conhecidas como unicórnios (valor de mercado acima de 1Bi de dólares)! E vamos logo avisando, as startups estão investindo em tecnologia, e muito, no mercado imobiliário, para trazer experiências inovadoras ao nicho. Foi sobre isso que nós falamos na live da última quinta-feira, 16 de abril, que aconteceu em nosso Instagram (@construtoraoca). 

Nosso parceiro de live, Carlos Eduardo Novinho, é CEO da AVATI Aceleradora, pioneira na Paraíba em ajudar startups a alavancarem. A intenção principal das startups é de enxugar custos (escaláveis) e expandir o mercado (replicáveis), com produtos, serviços e/ou modelo de negócios disruptivos, ligados sempre à tecnologia. Novinho conta que seu objetivo é ajudar outros empreendedores trazendo modelos de negócios, mecanismos e modelagens que ajudam ideias a saírem do papel. Segundo ele, o COVID-19 está acelerando ainda mais o investimento na tecnologia e inovação em todos os mercados, inclusive nos mais tradicionais, como é o caso da construção civil. 

A indústria da construção civil é um ramo que abarca vários outros mercados dependentes. Imagine que para construir um apartamento, precisaremos de piso, janelas, lâmpadas, móveis etc. Logo, existem inúmeras fábricas que produzem piso, janelas, lâmpadas, móveis etc. Essas fábricas empregam inúmeros colaboradores, que traduzem em diversas famílias. Essas famílias dependem dos salários para poder comprar o mínimo existencial nos supermercados, nas lojas de vestuários, pagar imposto etc. No final, a economia do nosso país depende da situação favorável da indústria da construção civil.

Assim, por se tratar do mercado da construção civil como uns dos maiores da economia brasileira, representando quase que 4,5% do PIB nacional, a inovação e a tecnologia, agora mais do que nunca, são pontos cruciais para os players deste mercado. Com o COVID-19, inovação e tecnologia devem ser implementadas de forma rápida e avançada, por startups que atuam neste setor, são as chamadas construtechs, com um potencial de mercado e sucesso enormes.

Na live foram citadas algumas startups que estão revolucionando o mercado da construção civil. Falou-se sobre: (i) o Construa.me (plataforma de crowdfunding imobiliário), para o mercado de crédito e investimento na construção civil; (ii) o CREDPAGO, para o mercado de aluguel prático, online e sem fiador; (iii) o QUINTO ANDAR, para o mercado de aluguel 100% online, inclusive sendo unicórnio brasileiro; (iv) o COTEAQUI, para o mercado de compra de insumos para construção civil; (v) o MODSY, para arquitetos, engenheiros e para aqueles amantes da arquitetura; e, ainda algumas startups que inovam na experiência do ciente no setor imobiliário.

Ainda foi conversado sobre mecanismos de inovação que possibilitam a visita online do cliente interessado no imóvel. Existem startups construtechs que apresentam soluções para essa dor, no sentido de possibilidade a visita por meio de realidade virtual aumentada, tours 360˚, dentre outras soluções.

Temos uma novidade! Aqui, na Construtora OCA, não poderíamos ser diferentes, e continuamos sempre à frente nas inovações do mercado! Novamente, já nos antecipamos ao mercado e estamos em fase de finalização do nosso novo site, onde a experiência do cliente, do corretor, dos arquitetos, dos fornecedores etc, serão completamente diferentes, 100% digitais e assertivas! E ainda, possibilitaremos que clientes interessados em nossos imóveis, visite-os sem ter que sair da sua residência e/ou do seu trabalho!

Fiquem ligados no lançamento do nosso novo site, em breve, e nas nossas novidades!